Política

“Trabalhamos para deixar um legado de 20 anos para a Saúde”, diz Suely

Conclusão de obras em unidades hospitalares, compra de equipamentos e contratação de profissionais estão entre as medidas

Há dois anos como governadora de Roraima, Suely Campos pensa além: ela trabalha para deixar um legado na saúde para os próximos 20 anos. “Estamos investindo em estrutura física, equipamento e pessoal. Entendo que a saúde é um segmento número 1. Se a pessoa não tem saúde, não tem como ela estudar, trabalhar…”, disse em entrevista à Folha.

Com a saúde em dias, os roraimenses poderão pensar, por exemplo, em maneiras de mudar a matriz econômica do Estado. “O Estado não tem como deixar de ser do contracheque se não produzir. Apostamos na produção como saída, e por isso todos os entraves que tinham para o setor produtivo estão resolvidos ou sendo solucionados. Queremos deixar uma matriz econômica diferente”, destacou.

Suely lembrou que está fazendo investimentos mesmo “em meio ao pior tempo que o Estado já passou”. “Essa é a crise mais grave, que atinge tanto Roraima quanto o Brasil todo. Recebemos uma herança volumosa em dívidas, cerca de 90% do orçamento das pastas está comprometido com a folha de pagamento, e os 10% restante temos que fazer o custeio da máquina. Sobra pouco para investimentos. Mas me sinto vitoriosa em perpassar por essa crise sem causar tantos danos aos servidores”, afirmou.

Agora é pensar em 2017. À Folha, a governadora Suely Campos destacou os investimentos que serão feitos ao longo deste ano nas principais áreas de atuação do Estado. Essa é apenas uma prévia do que será revelado no dia 25 de janeiro, durante o lançamento do Pacto por Roraima, quando serão apresentadas as principais obras, metas e ações estratégicas do Governo do Estado para este ano que começa.

SAÚDE – Com a aprovação da PEC da Saúde, que aumenta para 18% os investimentos na área, o Governo de Roraima deve inaugurar, esse ano, unidades de saúde, como o Hospital das Clínicas, a ampliação do Hospital Geral de Roraima e o Centro de Referência da Mulher. Nos três casos, a parte estrutural está pronta, faltando apenas a mobília e equipamentos. “Temos a necessidade de investir mais na saúde. A população cresceu e a gente tem essa preocupação em investir em estrutura física, compra de equipamentos, ter laboratórios”, citou.

INFRAESTRUTURA – O objetivo do Governo do Estado é dar toda a infraestrutura necessária para que os produtores escoem a sua produção. “Temos focado nosso trabalho na recuperação e construção de pontes e vicinais. Já licitamos a ponte do Rio Caroebe e a obra começa ainda esse mês. Estamos asfaltando, junto com o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], a BR-210, que está pronta até a Vila Moderna, e pretendemos inaugurar até março”, comentou a governadora.

FUNCIONALISMO PÚBLICO – Para os servidores estaduais, o Governo tem um projeto semelhante ao “Minha Casa, Minha Vida”. “Mais de 16 mil servidores já se cadastraram, demonstrando interesse no programa. Já estamos trabalhando junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a construção de um conjunto de habitação para os servidores”, destacou Suely.

EDUCAÇÃO – Ainda neste ano, o Governo implantará mais escolas militarizadas e escolas de tempo integral, tanto na Capital quanto no interior. “O Ensino Básico Militar deu um resultado positivo. Hoje percebemos o quanto o comportamento dos alunos mudou. Vamos militarizar mais e estender isso para o interior. Outra grande vitória foi a adesão de oito escolas na modalidade tempo integral em Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis”, frisou a governadora.

SOCIAL – Para dar seguimento ao programa Clube de Mães, o Governo irá construir, neste ano, prédios nas sedes dos municípios, que abrigarão os trabalhos manuais feitos pelas mulheres. “É uma oportunidade de ampliação de renda”, destacou. Ainda falando de trabalhos feitos para o sexo feminino, a Casa da Mulher Brasileira já está pronta, faltando apenas os recursos para aquisição de mobília, oriundos do Governo Federal. “Seremos o segundo Estado no Brasil a inaugurar esse complexo de atendimento que garante os direitos da mulher”, explicou.

SETOR PRODUTIVO – “O Estado não tem saída se não tivermos um olhar para o setor produtivo. Não é o Governo que vai plantar a soja, o milho, mas vamos dar as condições para que isso aconteça”, garantiu Suely. Ela destacou a regularização de terras, a liberação de licenças ambientais, a mudança do status da febre aftosa e a Lei 215, que beneficia os rizicultores do Estado.

SEGURANÇA – A ideia é ainda em 2017 aumentar em cerca de 900 o número de vagas no sistema prisional, com a construção de um presídio de segurança máxima, conclusão da construção da Cadeia de Rorainópolis e da ampliação do anexo da Cadeia Pública de Boa Vista. Também serão feitas compras de equipamentos de scanner, munição, armamento e bloqueadores de celular para as unidades prisionais. “Recebemos como herança um sistema prisional precário, frágil, superlotado, desumano. Se melhorarmos as instalações das unidades prisionais, vamos ter como dar segurança aos cidadãos aqui fora”, frisou a governadora. (V.V)